Ata realizada ao vivo na 2ª parte da assembleia de freguesia de 18 de maio de 2015

Ata realizada ao vivo na 2ª parte da assembleia de freguesia do Parque das Nações, que decorreu em 18/05/2015 no Externato João XXIII pelas 21h.

Colaboração cívica de moradores no Parque das Nações, com transcrição ao vivo para o grupo de facebook Parque das Nações, Por Carlos Ardisson.

Início da 2ª parte da reunião da assembleia de freguesia.

Entregue pelo eleito José Baltazar a petição para a convocatória da assembleia de freguesia extraordinária sobre a queda abrupta dos standards de qualidade no Parque das Nações.

Jorge Alves, refere que há explicações que devem ser dadas. Por exemplo o executivo gastou 100% do orçamento de avençados, mas apenas 58% do orçamento para manutenção dos espaços verdes.

Ofício do presidente da junta para a substituição de um vogal ( a demissionária Paula Sanchez).

Vários documentos enviados pelo presidente da junta chegaram fora de prazo à mesa da assembleia.

Foi proposto o ex. vogal Figueiredo Costa para o lugar agora deixado aberto pela saída de Paula Sanchez.

Intervenção da ex vogal Paula Sanchez.
Paula Sanchez esclarece que não acompanhou qualquer reunião com o PS.

Refere que o presidente lhe transmitiu que o acordo tinha de ser feito, pois precisavam de ajuda, pois a governação era muito difícil.

Refere que foi convidada para assessora do presidente da junta na AML ( cargo remunerado neste momento a 3000€ e outro a 2400€+ iva).

Não aceitou por considerar que foi eleita para a assembleia e não para assessora. Acusa o presidente de mesmo não a tendo informado, contar com a saída desta vogal.

Paula Sanchez, refere as pessoas que foram contratadas por proposta sua para a junta de freguesia. Foram 4 pessoas.

Refere detalhadamente as pessoas, os vencimentos e as condições das suas avenças. A junta de freguesia tinha em final de 2014 126 funcionários.

Paula Sanchez desafia o presidente José Moreno a publicar a lista dos avençados e a informar as pessoas que prestam serviço à freguesia, divulgando quem já conhecia, quais as ligações familiares e quais as empresas que conhecia os donos e que agora contrata para trabalhos na junta.

Refere que caso exista um lapso de memória, ou o presidente precisar de uma cábula ela lha pode fornecer.

O presidente José Moreno diz que não concorda com o que foi apresentado pela ex vogal Paula Sanchez, mas que não se vai pronunciar publicamente sobre estes assuntos.

João Franco intervém referindo que não se quer pronunciar sobre acontecimentos anteriores à sua entrada em funções no executivo.

Refere ainda que apesar das suspeitas levantadas, apenas a ex- vogal admitiu agora publicamente que contratou o seu filho para monitor do programa “Há férias no Parque de 2014”, considerando esta contratação ilegal e que pode levar à pena de perda de mandato.

Figueiredo Costa, eleito para vogal por votação secreta, regressa ao executivo apenas 4 meses depois de ter saído do mesmo.

Jorge Alves intervém referindo que o presidente voltou a falhar ao não assinar o relatório de contas de 2014 enviado aos eleitos tal como no ano anterior, fazendo-se substituir pelo vogal Luis Lucas.

O presidente responde a Jorge Alves referindo que a sua interpretação é diversa e que considera não existir qualquer problema em ser o vogal Luis Lucas a assinar o relatório de contas.

Foi retirada, por proposta do presidente da junta, de votação a apreciação de contas, propondo que se realize um debate numa nova assembleia extraordinária (ponto 4 da convocatória). Será entretanto criada uma comissão de acompanhamento.

Foi proposto e aprovado pelo executivo a aquisição de uma viatura de caixa aberta ( as responsabilidades estendem-se para lá do corrente mandato).

Proposta de novo modelo de actas das assembleias, aprovada por unanimidade.

Rui Laginha presente na assembleia interpela o presidente da mesa da assembleia sobre a resposta às suas questões formuladas na 1ª parte desta assembleia. O presidente da mesa informa-o que o presidente da junta responde ao que quiser e neste caso como não respondeu convida-o a marcar uma reunião com o presidente da assembleia ou da junta.

Paulo Coelho abandona a assembleia em desacordo com a não discussão/aprovação das contas de 2014.

Assunto que foi retirado da ordem do dia pelo presidente.

Terminou a assembleia de freguesia, sem que nada do importante se tenha discutido….

Redigida e partilhada ao vivo na página do facebook Parque das Nações, por Carlos Ardisson.

10488138_1147358668623628_3339483515996585388_n

Deixe um comentário