Ata realizada ao vivo na assembleia de freguesia ordinária de 11 de setembro de 2017

Ata ao Vivo realizada por Carlos Ardisson na sua página Parque das Nações, por Carlos Ardisson na Assembleia de Freguesia realizada a 11/9/2017 pelas 21h na Escola Vasco da Gama.

Verificado o Quórum, tem início a assembleia.

O presidente não está presente, foi dada a informação que foi sujeito uma intervenção cirúrgica.

O eleito José Baltazar apresenta uma recomendação ao executivo da Junta. Recomenda que seja possível aos candidatos visitar os espaços da freguesia. Aprovado por unanimidade.

Aprovação da ata da ultima assembleia de freguesia, aprovada por maioria.

Apreciação da recomendação do tribunal de contas sobre as contas de 2014.

Jorge Alves (PCP) intervém sobre a recomendação.
Refere que o tribunal de contas aprova as contas com reserva e recomendações
O tribunal de contas refere que faltam documentos, não sendo o suficiente para não aprovar as contas acusa a sua falta.
Enumera os documentos, questiona o porquê do executivo não ter informado a resposta que terá transmitido ao tribunal de contas.

João Franco, o tesoureiro, (PS) responde que as reservas ainda existem e ainda estão pendentes de resposta. Aguardam a introdução da normalização contabilística aplicado à administração fiscal.

Jorge Alves: informa que estando presentes vários candidatos na sala devem solicitar as informações ao executivo cessante.
Ele próprio responde às questões do tribunal de contas. Refere que ou está a ser implementado o sistema de normalização fiscal ou não está.

João Franco responde que deixa um serviço organizado
É só comprar a aplicação e coloca-la em funcionamento

Período da ordem do dia, inscrição de 7 moradores

Jorge Melício questiona sobre uma proposta que fez à junta sobre dinamização cultural na freguesia. Teve duas reuniões com o executivo e nada mais soube.
Reside na Av. Fernando Pessoa 1, andaram a fazer obras. as obras já terminaram há meses e ainda lá estão, não foi colocado o cimento. Com a chuva abrem-se valas.
Apesar de terem mudado a iluminação o espaço em frente ao prédio não há iluminação no passeio.
Informa que os moradores do seu condomínio têm que fazer uma infração para chegarem à entrada da garagem, é necessário colocar uma placa exceto acesso moradores.
Alerta que ao lado do Pingo Doce, apesar de terem retirado a terra que desabou da encosta os passeios está tudo sujo e a terra volta a deslocar-se para lá.

Lucílio Almeida, refere que a última vez que o presidente da CML esteve aqui prometeu que iriam solucionar o problema da circulação. Quer saber o que vai acontecer, faltam 19 dias
Refere o vandalismo ao Gil, lembra outro grande defensor do Gil o recentemente falecido Camilo José António.
Sugere que o Gil seja puxado para a frente em vez ser empurrado para trás.

Carlos Oliveira (Lisboa Sim), mostra-se preocupado com as reservas já apresentadas pelo tesoureiro.
Coloca 3 questões sobre delegações de competências, porque não arranjam os passadiços na frente Tejo
Quadro pessoal, 3ª alteração?

Moradora na Rua Conselheiro Lopo Vaz intervém, há 18 anos que lá vive e cada vez está pior. Há uma semana colocaram lá uma placa que ninguém sabe a que obras se refere. Questiona informações ao executivo

Carlos Ardisson intervém

Boa noite, passaram 4 anos desde que conheci a maioria dos eleitos presentes nesta sala.

Esta é, pois, uma altura de balanço neste caso feito pelo morador que mais assembleias de freguesia compareceu e mais intervenções fez no período reservado ao público.

O executivo só o conheci depois das eleições, pois escusou-se a debater com os demais candidatos em 2013.

Nessa altura era já o prenúncio do que nos aguardava a todos.

Um ano e meio depois, quase tudo ruía pela freguesia. Infelizmente em vez deste executivo ter ficado por ali, estendeu a mão ao PS e este ficou-lhes com a mão, o braço, diria mesmo o corpo todo…

Durante mais 2 anos tudo continuou ao abandono…

Em todo o mandato participei em concentrações de moradores, cordões humanos, denúncias diversas. Todas foram recebidas pelo executivo da mesma forma, desdém e mesmo com escárnio…

Quem não abanava que sim a cabeça ao executivo era visto como sendo frontalmente contra ele.

Quem não era conhecido do executivo podia propor a melhor ideia que não era aceite… Já fui abordado por muitos moradores que me contaram as mais incríveis peripécias, sempre com o mesmo final…. Zero. É certo que o executivo defendeu, como ninguém, os interesses de alguns contra o interesse da maioria dos moradores.

Por várias vezes foram apanhados a faltar à verdade…

Recordo: o vogal Lucas Lopes que disse na assembleia de freguesia extraordinária na frente de Todos, inclusive o vice-presidente da CML que Tinham falado com a Fernanda Fragateiro e ela tinha proposto modificar as ondas do jardim com o mesmo nome… Afinal a Sra. não tinha sido contactada…

Outra vez disse que iriam contratar um jardineiro fixo para cada um dos jardins mais emblemáticos da freguesia…. Nada, zero.

Tentaram, sem estudos de tráfego nem qualquer diálogo, impor a sua solução para as ciclovias na Alameda dos Oceanos. Também tentaram que a Emel entrasse na zona poente sem qualquer informação prévia, sem o envolvimento de Todos os interessados Estiveram sempre de costas viradas para os moradores, no caso do vogal do PS João Franco foi mesmo literal, recordo o infeliz momento em que nesta mesma sala ele decidiu virar-se de costas para os moradores enquanto “falava para os seus pares”…

Ainda a semana passada tentaram, em conjunto com a CML, que os moradores da Rua Conselheiro Lopo Vaz acreditassem que agora é que é!

Nada fizeram no terreno e a menos de um mês das eleições colocaram um cartaz a prometer obras, sem que se saiba o quê, nem como, nem quando….

Foi pena, alertei para as Palmeiras, alertei para a iluminação, alertei para muitos casos e quase tudo aconteceu como eu previ… infelizmente…

Agora que tudo levava a crer que o executivo, tão bem-sucedido nas suas próprias palavras, se iria apresentar a eleições sendo finalmente obrigado a debater com Todos, somos surpreendidos com a fuga para a frente do Sr. presidente, mais propriamente para o nono lugar nas listas do PS na AML…

De todos os presentes na assembleia, poucos voltarão a sentar-se nestes lugares pois apenas 3 surgem em lugares elegíveis (1 do PCP, 1 do CDS e 1 do PNPN, que diga-se já não existe mas conseguiu a proeza de mesmo já não existindo se coligar com o PS).

Mas ao contrário do que diz o ditado, não podemos deixar que a “culpa morra solteira”. Não esqueçamos, pois, que quem agora diz que o Parque precisa de Todos são os herdeiros de quem achava que o Parque só precisava deles….

Desejo a Todos saúde, especialmente a quem está de saída, principalmente para que possam usufruir da recuperação da qualidade de vida que iremos levar a cabo em toda a freguesia.

Marta Rosa, alerta para a degradação do Passeio a caminho do Trancão. Pede para agirem

Francisco Bento, residente há 14 anos na Alameda dos Oceanos.
Lamenta que o presidente tenha faltado sempre nas sessões a que assistiu.
Refere que a Junta não realizou o que se propôs e ainda fez opções erradas.
A junta questionou a Simtejo sobre os maus cheiros
Questiona o custo da intervenção na iluminação, a poda prometida foi mal feita. As passadeiras não foram pintadas.

Lucas Lopes vogal responde, ao morador Jorge Melício. Fizeram um mapa de arte pública que irá ser colocado nas caixas de correio.
Vão colocar a tabuleta a permitir a viragem à direita.
A ciclovia e a intervenção na Alameda dos Oceanos atrasou-se, mas para o próximo executivo com certeza que será solucionado.
O Gil será recolocado, as tabuletas também.
Reparação dos Passadiços é uma vergonha não estar feito… É uma vergonha o Skate Park, é uma vergonha as casas de banho.
Refere que só faz sentido intervir na Rua Conselheiro Lopo Vaz, vai andar até às eleições. Já fizeram convite a uma empresa.
Não é verdade que não recebam os moradores.
Marta Rosa é lamentável que os passadiços não estejam arranjados
Existem 8 ofícios para a Simtejo, tão cedo não há solução para os cheiros
Refere que temos que pensar nos 40 hectares de verde, se os furos secarem há que colocar em questão do que se vai fazer daquilo.
A intervenção na Alameda dos Oceanos da iluminação custou só na Alameda dos Oceanos 1 Milhão de Euros
Em relação à falta de iluminação na Fernando Pessoa está tudo a ser tratado (apesar de há pouco não saber sequer que havia uma vala na rua à porta do condomínio há meses).

Informação escrita, vogal Lucas refere que o trabalho do executivo é notável e motivo de orgulho.

José Baltazar CDS, refere o caso da Conselheiro Lopo Vaz. Falou numa delegação de competências da CML, onde foi apresentada à assembleia de freguesia.
Refere que a junta tem uma máquina para proceder à pintura, não entende o porquê de não o serem.
Elogia o sistema de dispensa de sacos para os animais, embora nunca tenha visto sacos lá.
Fica satisfeito de ver inúmeras reparações na informação escrita do presidente que foram por si apresentadas (quase todas)
Acha estranho que a junta se vanglorie com a replantação quando há um ano queriam empedrá-lo.
Lamenta que tenham alterado o PN Participo tornando-o mais complicado de funcionar.
Refere que a Loja solidária podia melhorar bastante.

Jorge Alves (PCP) lamenta o nervosismo PS/PNPN nas intervenções dos residentes. Tomou nota dos problemas, se a CDU vencer tê-las-á em conta
Refere lamentável que venham dizer que realizaram uma sessão de esclarecimento na zona poente….
Refere lamentável que em 8 meses o executado da junta seja de 40%, pior ainda nos espaços verdes que é de apenas de 35%
Realmente o vogal Lucas deve estar orgulhoso com este documento pois ele reflete bem o desempenho do executivo.

Paulo Andrade (PNPN) lamenta a forma como lhe enviam os documentos.
Iniciou quando estava no executivo (há mais de 3 anos) trabalhou num mapa de arte urbana, que o executivo agora prometeu disponibilizar.
Lembra que o executivo escolheu a Rua da Centieira para o programa Uma Praça em cada Bairro, lamenta que a CML não tenha levado em conta as propostas da Junta
Bike Sharing segundo a EMEL foi um sucesso.
O PN Participo é importante.

Passadeiras a junta comprou a máquina em 2016, foi dada formação ao pessoal. Pintaram 26 passadeiras o trabalhador meteu baixa e depois foi de férias.
Continua a defender que o calcetamento do separador da Av D João II era a melhor opção.
Elogia o eleito José Baltazar pela sua colaboração através do PN Participo, é ele o maior fiscal da Freguesia.

Luís Pastor (PS) refere que se deve pensar em mudar os relvados do Parque Tejo pois não é viável mantê-los assim.
Sugere que se aproveitem as águas pluviais no futuro.

Lucas Lopes apresenta a delegação de competências da CML para a construção de um Parque Canino, ao lado do Parque da Aranha no Parque Tejo. Foi ele que pediu à CML que este fosse o primeiro parque a ser feito.

Jorge Alves refere que a 19 dias das eleições a prioridade do executivo é construir um Parque Canino. Custa 50 000€ e não há nenhum reforço para a sua manutenção no futuro.
Lamenta as negociações das delegações de competências.
Não deixem responsabilidades para os próximos sem existirem verbas para as manutenções.
Não votem a favor deste projeto.

José Baltazar, comenta os parques caninos. É favorável à construção, mas mais a norte. Não considera ser este o local mais apropriado para a instalação da estrutura.

Aprovado por maioria, votos contra CDU, CDS e Paula Sanchez PNPN.

Jardins da Água, delegação de competências da CML para a junta. Recuperação do espaço custa muito dinheiro.
Estiveram sempre em contacto com a Escultora Fernanda Fragateiro, ela sempre esteve em diálogo com a Junta…

Jorge Alves, lamenta as maiorias absolutas pois causam isto. Podemos queixar-nos, mas nada mais.
Mais um processo de delegação de competências que ainda não foi aprovado.
Vai somar-se mais uma despesa sem garantia de meios financeiros futuros. A junta neste momento ainda não tem a responsabilidade de manter o espaço. Espere-se pelo novo executivo e decida-se depois. A 19 dias não é correto aprovar-se esta proposta. Quanto custa a manutenção, questiona.

José Baltazar reforça que o vogal Luís Lucas mentiu sobre o contacto que diz ter tido com a Escultora Fernanda Fragateiro.
Lembra que o presidente da junta faltou a reuniões com o Oceanário, pois não queria a sua privatização.

Paulo Andrade (PNPN) diz que a própria CML não aceitou da Parque Expo os Jardins da Água, lamenta a sugestão de não aprovar agora a delegação de competências.

José Baltazar, recorda o processo de acerto de contas. A CML nunca solicitou da Parque Expo os montantes que a mesma considerava normais. Nunca o fizeram

Lucas Lopes, refere que está a cumprir a lei. É uma obra necessária. Vai gastar menos no futuro do que agora.

Jorge Alves lembra que a CDU sempre votou favoravelmente as delegações de competências. Estas são para um novo executivo, não para quem está agora a gerir a junta.
Pede que a quem se candidata pense bem em decisões destas no futuro.

Aprovada por maioria, votos contra CDS, CDU, e Paula Sanchez PNPN.

Mapa de pessoal, Lucas Lopes apresenta as alterações. Diz que é uma questão de justiça com os funcionários.
Criação de um encarregado operacional para uma futura equipa de 10 elementos.

Jorge Alves refere que no último ano não deve ter existido uma assembleia em que não tenham existido alterações do mapa de pessoal.
Parece que descobriram mais um amigo para encaixar, não diz que é assim, mas é o que parece.
Não se preocupa com as pessoas que prestam serviços na junta, apenas se preocupam com o encarregado.
Em final de mandato não é lógico fazer isto.

José Baltazar, lembra que na ultima assembleia de freguesia se aprovaram 2 lugares de fiscais, que afinal vinham em topo de carreira e que não andarão no terreno.

Aprovada por maioria, votos contra CDU e Paula Sanchez PNPN, CDS abstenção.

Findo o último ponto lê-se a ata em minuta.

Foi pedido pelo eleito Jorge Alves que no final exista um minuto de intervenção para cada um dos eleitos que queira intervir, por se tratar da última assembleia.

Salienta-se que nesta assembleia de freguesia o PSD esteve ausente, pois o eleito não compareceu e não informou da necessidade da sua substituição.

Luís Pastor, PS lembra que tem 16 anos de autarca. Não faz parte das próximas listas. Lembra os bons momentos que viveu no Parque das Nações. Refere que o PS aceitou o desafio de integrar o executivo e os resultados viram-se.

Jorge Alves, refere que foi um mandato muito interessante, muito intenso. Refere que à sua maneira cada um deu o seu melhor e todos aprenderam com isso.
Votos de boa sorte a todos os que se candidatam, a quem vier a ser eleito até já.

José Baltazar lembra que há 4 anos nada disto existia.
Deseja que as próximas assembleias voltem a ser em diversas zonas da freguesia.
Espera que as assembleias possam vir a ser transmitidas online e exista uma Ata ao vivo
Espera que quem não seja eleito, volte no futuro para o publico e colabore com da mesma forma.

Paulo Andrade, era mais fácil trabalhar com a CML na Associação de Moradores. Quando começou a Junta foi bem mais complicado. Foi muito positivo a decisão do PNPN se juntar com o PS.

António Escolástico felicita todos os que contribuíram nesta assembleia para que tenha sido trabalhar em conjunto, mesmo quando se discordava.

Paula Sanchez PNPN agradece em seu nome pessoal pela confiança que os moradores depositaram no PNPN, pede desculpa por não terem conseguido executar o que se propuseram.
Lembra que a meio do mandato teve de manter-se fiel a si própria e afastar-se do rumo que era tomado.
Deseja que o futuro executivo seja aberto à população e não se comporte da mesma forma que o atual executivo. Por vezes sentiu vergonha.

Conceição Palha diz que veio pelas pessoas, não teve problema nenhum com a coligação com o PS. Estiveram sempre todos muito unidos.

João Franco diz até sempre…
Toda a vida autárquica ele fê-la no Concelho de Loures. Lembra diversos nomes de Moscavide.

Lucas Lopes, agradece a oportunidade de fazer o que gosta.

Fim, regressamos para a tomada de posse.

 

 

Deixe um comentário